quarta-feira, 1 de agosto de 2012


VOCÊ SABIA?!?!?! 

 


Preparando material para o Projeto Agenda 21 nas escolas, reencontrei minha cópia do jornal O Cinzel, que existia em Rio de Contas no início do século XX. Decidi, então, publicar aqui uma síntese da matéria para os que não conhecem este importante fato ocorrido em nosso município que trouxe, inclusive, como resultado, a criação do Grupo Escolar Barão de Macaúbas.

 

Centenário de Abílio Cezar Borges - Barão de Macaúbas -  setembro de 1924

 

Minas do Rio de Contas assistiu vibrando de entusiasmo e de justas alegrias as mais pomposas festas e extraordinárias homenagens prestadas ao maior dos seus filhos; na alma desse povo nobre e culto, vibrou com intensidade as notas mais sonorosas dos seus bellos himnos de glória, entoados com amor, com exaltação em torno do nome augusto e aureolado do Doutor Abílio Cesar Borges, Barão de Macahubas, tocando as raias do sublime a expressão das manifestações sinceras a que assistimos extasiados.


Dia 07 - Tiveram início aqui as festas no dia 07 do corrente no edifício do Club Riocontense, onde em sessão da Assembléia Geral, depois de uma exposição concisa e eloquente feita pelo Exmo Senhor Doutor José Anacleto Freire, digno Presidente desta sociedade, de diversos factos que foram os primordios d'estas homenagens e davam motivo a esta sessão, foi pelo Exmo Senhor Doutor Nelson da Costa Dorea (avô de João Dória - famoso empresário e apresentador brasileiro, que morava aqui à época) pedida a palavra e como representante do Instituto Geographico e Histórico da Bahia, produziu belíssima allocução em que poz em destaque o valor do insigne educador Rio contense.

Logo em seguida foi pelo Exmo Senhor Presidente da Assembléia Geral, Doutor José Basílio Rocha, concedida a palavra ao orador do Club, Senhor José Rodrigues Trindade, Redactor deste periódico para ler uma humilde conferência sobre a vida do homenageado.

(Neste dia esta sessão foi a única atividade. A sessão termina após a conferência sobre a vida e obra do Barão cujo resumo está publicada no jornal).

Dia 08 - À tarde desse dia já a Rua Barão de Macaúbas (rua do meio) em que nasceu o glorioso riocontense achava-se lindamente ornamentada com muito gosto e singeleza, tendo muitas casas enfeitadas com esmero. Dois coretos se viam armados na mesma rua, um em frente do Paço Municipal e outro ao lado da casa nº 19 onde nasceu o Doutor Abílio Cezar Borges.

Ao cair da noite a rua foi tomando um aspecto gracioso e já às 7 horas era surpreendente o movimento da mesma onde se multiplicavam as luzes e pouco depois estava completamente iluminada.

Às oito horas o simpático “Grupo Musical Guarany” partindo da sua sede, percorreu a rua 15 de Novembro (rua do clube), a Praça Doutor Rodrigues Lima e entrando na rua Barãode Macaúbas foi estacionar-se no coreto ao lado da casa  feliz (atual sede do CRAS).

Pouco depois a estudiosa Philarmônica “Lyra dos Artistas partindo de sua sede dirigiu-se para a Praça Senador Tanajura, atravessou a rua 15 de novembro e a Praça Dr. Rodrigues  Lima em demanda da Rua “Barão de macaúbas” onde parou em frente ao coreto do “Grupo Musical Guarany” que a cumprimentou com seu hymno (hino) próprio.

Seguindo o seu trajecto a Lyra dos Artistas estacionou no coreto em frente do Paço Municipal, ao lado do qual estava armada uma mesa de leilão promovido por esta filarmônica em seu benefício.

Com a presença das Philarmônicas, foi ao auge a animação do povo que possuído de entusiasmo erguia de quando em quando calorosos vivas, ao Club Riocontense (organizador do evento), à memória do Barão, ao Doutor Governador do Estado, ao Senhor Coronel Intendente e às Philarmônicas.

Foi uma nota chic e belíssima a retreta feita pelas Philarmônicas que, em um torneio artístico, bateram-se até a meia noite sem o menor incidente desagradável, apesar da exaltação dos seus adeptos.

Exmas famílias em romaria constante paravam em frente da casa em que nasceu o inolvidável riocontense, como a render-lhe um preito de homenagem.

Na fachada da casa do Senhor Major Francisco Martins, notava-se  grandes lanternas com inscrições alusivas à memória do Barão de Macaúbas em um belo conjunto de cores diversas.

A fachada do Paço Municipal (atual casa de Dona Lucidalva, salvo engano) apresentava caprichosa ornamentação e iluminação, destacando-se uma grande lanterna com os seguintes dizeres:

“O Exmo Senhor Doutor Governador  publicou hontem decreto criando n’esta cidade um grupo escolar em homenagem ao emérito educador riocontense Doutor Abílio Cezar Borges – Barão de Macaúbas”.

Esta notícia muito concorreu para a satisfação do povo que, ao preclaro do Dr. Governador do Estado não cansa de  bendizer este ato de justiça, coroando as homenagens prestadas ao famoso educador riocontense  com um grande benefício feito aos seus patrícios.

Depois de meia noite retirou-se o “Grupo Musical Guarany” e pouco tempo depois  retirou-se a “Lira dos Artistas” ficando assim terminada a festa desse dia.


(Em breve, a publicação das comemorações dos dias 09 e 10 - A leitura destes textos nos mostra não só o fato em si, mas muito do contexto riocontense à época. É uma verdadeira aula de História.) 

 


 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Secretaria Municipal de  Agricultura de Rio de Contas informa:









127 produtores do Município de Rio de Contas estão sendo beneficiados pelo Garantia-Safra
  
O Garantia-Safra se apresenta como uma espécie de seguro para compensar pequenos produtores de prejuízos decorrentes de estiagem e excesso de chuvas daí a preocupação da Secretaria Municipal de Agricultura em trabalhar para que todos tenham acesso ao benefício, indo inscrever os agricultores nas comunidades em que os mesmo residem. Este é o terceiro ano que Rio de Contas adere ao programa do Garantia Safra que existe desde o ano de 2003 e somente na atual gestão foi implantado no nosso município. A Prefeitura Municipal se comprometeu e pagou as inscrições de todos os produtores que irão receber, cada um, R$ 680,00 (seiscentos e oitenta reais) para compensar as perdas causadas pela seca que atinge nosso município.

Requisitos para adesão: Os critérios exigidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para que o agricultor esteja apto a receber o benefício são os seguintes: é necessário que se cultive milho, feijão, mandioca ou algodão em área não irrigada com extensão de 0,6 a 10 hectares. O agricultor não pode ter carteira assinada nem ser funcionário público, ou seja, sua renda tem que ser oriunda da agricultura familiar. Os produtores  interessados em se inscrever para a próxima safra deverão procurar a Secretaria de Agricultura no mês de outubro de 2012 para fazer o seu cadastro.




quarta-feira, 6 de junho de 2012

Educação Ambiental no Colégio Estadual de Arapiranga

 

Nesta terça-feira, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, realizamos uma atividade de Educação Ambiental no Colégio Estadual de Arapiranga.

Realizamos uma palestra sobre o contexto ambiental no mundo, no Brasil e em Rio de Contas e informamos sobre os serviços que oferecemos na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos/Agenda 21 Rio de Contas/Sala Verde Rio de Contas.

Entregamos à equipe da escola material informativo e didático de E.A. e mudas de árvores doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Esta foi mais uma atividade da Semana do Meio Ambiente de Rio de Contas, que começou na última quinta com realização de atividades em várias escolas do município e culminou nesta data - 05 de junho.

Uma outra atividade também realizada neste dia, pela manhã, foi um programa de rádio com informações diversas sobre a questão ambiental e sobre as atividades desenvolvidas por nossa instituição.






Arborização do Vermelhão


Nesta segunda, 05 de junho, em mais uma atividade da Semana do Meio Ambiente de Rio de Contas, realizamos o plantio de árvores no bairro Vermelhão.

Mais uma vez a atividade foi realizada com a parceira de duas secretarias municipais - Agricultura e Meio Ambiente - e o Colégio Estadual Carlos Souto.

Alunos do terceiro ano com sua Professora de Geografia e a Coordenadora da Sala Verde Rio de Contas plantaram as mudas sob a orientação dos técnicos das duas secretarias envolvidas no projeto de arborização da cidade.

Parabéns aos alunos e equipe do Colégio E. Carlos Souto que sempre se envolve em atividades que visem a melhoria das condições ambientais do nosso município!




 

Nesta terça, 05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente -  alunos do Centro Educacional Municipal - CEM - estiveram no Horto Municipal em aula de educação ambiental

 

Sob a coordenação da Sala Verde Rio de Contas, alunos, professores e direção do CEM foram conhecer o viveiro do Horto Municipal e se divertiram bastante enquanto aprendiam importantes lições sobre como plantar árvores, como produzir roseiras e outras atividades ministradas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, nossa parceira no projeto "Conhecendo o Horto".

 

As crianças costumam ser muito receptivas ao trabalho de Educação Ambiental e quando a escola adota esta prática no dia-a-dia o trabalho tem muito mais  resultados. É o que se percebe quando nós, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos/Agenda 21/Sala Verde Rio de Contas vamos ao CEM realizar atividades nesta área.

Parabéns à equipe do CEM!

Parabéns crianças!

 

                                    



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Agricultura está tornando realidade o projeto de arborização da sede do município de Rio de Contas 

 

Conseguimos, junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Barra da Estiva oitenta mudas de Quaresmeira e vinte de Ipê para a arborização do centro da cidade. 

Nossos agradecimentos aos nossos vizinhos por nos auxiliarem nessa importante missão.

Após o processo de plantio das mudas, esperamos que a população as adote e nos ajude a mantê-las para que logo tenhamos a cidade arborizada tão sonhada por todos.

O plantio é sempre realizado pelos técnicos das duas secretarias envolvidas, alunos - crianças e adolescentes - e professores para desenvolver a sensibilização necessária para o cuidado com estas plantas e para a questão ambiental. 

Outro aspecto interessante a considerar é que o trabalho em parceria entre duas secretarias traz mais e melhores resultados e quem ganha com isso é o município.


Mais uma atividade da Semana de Meio Ambiente de Rio de Contas - 2012

Fomos, na última sexta-feira - 01/06, numa atividade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, levar um grupo de alunos do Colégio Estadual Carlos Souto para conhecer a região da nascente do Rio Brumado, no caminho para o Pico das Almas.

Foi muito interessante conhecer/rever esse local tão belo e  tão importante para toda a região. O Vale do Queiroz é um sonho. Todo o percurso é recheado de vegetação deslumbrante e variada, poços d`água límpida e formas de relevo que parecem verdadeiras esculturas.

Essas aulas de campo são necessárias para que os alunos se sensibilizem para a questão ambiental e aprendam a conhecer e valorizar nossas riquezas naturais se tornando multiplicadores desse processo.

Esta é a etapa inicial de um projeto que pretendemos desenvolver com os mesmos alunos com o título "Conhecendo o Rio Brumado" onde eles serão levados a diferentes locais por onde passa o rio de forma a mapeá-lo e observar problemas pensando em soluções a serem propostas a quem de direito.

Esta é mais uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos/Agenda 21 Rio de Contas/Sala Verde Rio de Contas.




quinta-feira, 31 de maio de 2012

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2012 em Rio de Contas

 

Iniciando a programação da Semana de Meio Ambiente 2012 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos / Agenda 21 Rio de Contas / Sala Verde / Secretaria M. de Agricultura, fomos hoje ao "Barão" realizar palestra e depois levamos os alunos para uma atividade de campo - Visitar e observar as árvores da Praça do Landim, que eles ajudaram a plantar no final de 2010 / início de 2011.

Foi muito gratificante ver o apego que eles têm às árvores, a sensibilidade com a questão e a vontade de continuar o trabalho. Assim, agendamos com eles atividade de replantio das áreas em que as mudas não vingaram. 

Parabéns aos alunos e toda a equipe da E.M.B.M. que demonstra sempre sensibilização com a causa ambiental!