quinta-feira, 31 de maio de 2012

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2012 em Rio de Contas

 

Iniciando a programação da Semana de Meio Ambiente 2012 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos / Agenda 21 Rio de Contas / Sala Verde / Secretaria M. de Agricultura, fomos hoje ao "Barão" realizar palestra e depois levamos os alunos para uma atividade de campo - Visitar e observar as árvores da Praça do Landim, que eles ajudaram a plantar no final de 2010 / início de 2011.

Foi muito gratificante ver o apego que eles têm às árvores, a sensibilidade com a questão e a vontade de continuar o trabalho. Assim, agendamos com eles atividade de replantio das áreas em que as mudas não vingaram. 

Parabéns aos alunos e toda a equipe da E.M.B.M. que demonstra sempre sensibilização com a causa ambiental!


terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares

Plano de revegetação e recuperação da vegetação da Mata Ciliar dos rios Gambá, Sacavém e trecho urbano do Rio Brumado 

Este projeto está sendo desenvolvido pela SEMMARH de nosso município. Ele foi aprovado em edital do Programa de Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares de 2010 do antigo INGÁ e tem como objetivo a recuperação das matas ciliares dos rios da nossa cidade.

Com a parceria do Colégio Estadual Carlos Souto e outras escolas da sede estamos realizando as metas do projeto.
                            

Dando início às atividades fizemos a coleta das sementes em árvores da sede e margens dos rios e riachos. As sementes, coletadas pelos brigadistas, eram levadas para o viveiro do Colégio Estadual Carlos Souto onde os brigadistas juntamente com alunos e professores procediam a seleção, manejo e plantio também no viveiro do Horto Municipal onde os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura davam apoio técnico.

 
                          

Os adultos deram o exemplo e ajudaram a conduzir as crianças e adolescentes nas atividades de coleta de sementes, confecção de mudas e plantio nas nascentes e matas ciliares.


 O envolvimento de crianças e adolescentes é fundamental para garantir a sensibilização necessária para a continuidade da ação após o término do projeto. Vendo os exemplos dos adultos, participando da ação, eles perceberão a necessidade de contribuir com a proteção ao meio ambiente além de apreender as técnicas de confecção e plantio de mudas de árvores.



As próximas etapas do projeto prevêem a manutenção das árvores que foram plantadas e a proteção das nascentes e trechos mais vulneráveis da mata ciliar dos três rios. É necessário também um reforço no processo de educação ambiental da comunidade alvo. 

Destas primeiras etapas do processo participaram cerca de 500 crianças e adolescentes de três escolas da sede.
 


Terminado o trabalho prático, elaboramos boletins informativos e levamos para todas as escolas do município buscando sensibilizar mais pessoas, além de minisrar palestras sobre o tema.
As próximas etapas do projeto prevêem a manutenção das árvores que foram plantadas e a proteção das nascentes e trechos mais vulneráveis da mata ciliar dos três rios. É necessário também um reforço no processo de educação ambiental da comunidade alvo.


Todos que participaram do plantio de mudas o fizeram com entusiasmo e disposição. Alunos de diversas idades e séries, professores, gestores, amigos e funcionários das escolas se dispuseram a contribuir para a recuperação desse importante patrimônio ambiental do nosso município que são nossos rios.


 Rio de Contas pertence às bacias do Rio São Francisco (com o Rio Paramirim, que nasce na Serra das Almas) e do Rio das Contas, que margeia o município ao leste e recebe, já no município de Brumado, as águas do nosso Rio Brumado - um de seus principais afluentes.
O P.R.E.V. que estamos realizando pretende recuperar as microbacias dos riachos Gambá, Sacavém e o trecho urbano do Rio Brumado contribuindo para melhoria da qualidade do rio Brumado e, consequentemente, do Rio das Contas, que serve a oitenta e cinco municípios.
A nascente do Sacavém, que fica próximo ao Poço Azul,  foi cercada para proteção mas não necessitou de ações de revegetação pois encontra-se relativamente preservada.


 Já na nascente do Gambá plantamos algumas espécies adequadas visando a revitalização desse corpo d’água que já foi tão importante para a população do nosso município.


Faz-se necessário, agora que as áreas estão cercadas e as mudas estão plantadas, o apoio da população ao projeto, no que se refere ao cuidado com as plantas e com as cercas, que são temporárias. É preciso proteger as áreas da ação de animais que podem pisoteá-las.



Atualmente as mudas já se tornaram pequenas árvores. Estamos aguardando o repasse da última parcela do projeto para realizar as ações que faltam: cercar a nascente do Gambá e fazer o replantio nos lugares onde as mudas não vingaram.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conferência Territorial de Meio Ambiente


No último dia 15 de maio estivemos em Seabra na Conferência Territorial de Meio Ambiente. Na ocasião foram discutidos os avanços e desafios do trabalho realizado e a realizar na área de M. A. no Território de Identidade Chapada Diamantina.

O evento contou com a participação de delegados dos vários municípios do  território, convidados e técnicos que atuam na área de M. A., inclusive o Secretário Estadual de Meio Ambiente - Eugênio Spengler.

A síntese do trabalho realizado será levada para a Conferência Estadual que ocorrerá em Salvador ainda este ano.

Levamos para a discussão o material elaborado na Conferência Municipal ocorrida em dezembro no Teatro Municipal pelos sessenta participantes do município.




Colegiado Territorial da Chapada Diamantina


Estivemos, na última sexta-feira, na reunião para composição da nova gestão do Colegiado Territorial da Chapada Diamantina. 

A divisão do estado em territórios de identidade é uma nova política implantada nos últimos anos pelo governo federal que visa, inclusive, descentralizar e democratizar a disponibilização de recursos para os municípios.

Estamos pleiteando vagas para o Poder Público Municipal e para a Sociedade Civil Organizada.

Foram formadas também Câmaras Técnicas que trabalharão em áreas prioritárias para a região, elaborando projetos, implementando ações e buscando melhorias para o nosso território.

É a Chapada Diamantina unida em torno da busca do Desenvolvimento Sustentável de todo o Território.





quarta-feira, 23 de maio de 2012

Evento de encerramento do PEAMSS Rio de Contas


Ocorreu na última quinta, no Teatro São Carlos, o evento de encerramento do PEAMSS - Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento em nosso município.
No momento foram apresentados relatórios de todas as atividades desenvolvidas e uma peça produzida durante o processo na oficina de teatro do projeto.
Durante alguns meses o PEAMSS foi realizado por meio de seminários, oficinas, palestras e ações de Educação Ambiental.
Formou-se, no processo, o GAPEAMSS, que é o Grupo de Apoio ao PEAMSS que deve dar continuidade às ações desenvolvidas.
Jaquelane Góes Mafra, coordenadora da Sala Verde, compôs a mesa de abertura e convovou a população riocontense a participar das ações que devem continuar com o GAPEAMSS.






  
O Comitê é um órgão colegiado de caráter consultivo, normativo e deliberativo, vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CONERH, com área de atuação na unidade de gestão hidrográfica. 
Rio de Contas teve duas cadeiras da sociedade civil na última gestão: a Associação da Barra e Bananal, como comunidade tradicional e o IDERC - Instituto de Desenvolvimento de Rio de Contas. Precisamos conseguir mais cadeiras para nossas instituições tanto da sociedade civil quanto do poder público. 
Lembrando: Estamos, juntamente com os municiípios de Piatã (onde localiza-se a nascente do Rio das Contas), Jussiape, Abaíra, Livramento, Dom Basílio e Brumado, no Alto Rio das Contas, onde localizam-se as nascentes e, principalmente, o Rio Brumado - que é um dos mais importantes contribuintes da bacia.
Estiveram presentes representantes de instituições dos vários municípios e acreditamos que muitas delas se inscreverão para concorrerem no pleito eleitoral que ocorrerá em agosto. As instituições (poder público, sociedade civil e usuários) devem buscar mais informações na sede da SEMMARH RC, no Escritório da APA Serra do Barbado e no escritório da EBDA.