quarta-feira, 9 de maio de 2012

O que é o PEAMSS?

 Projeto

SANEAMENTO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO

“Mobilizar é convocar vontades”
(José Bernardo Toro)
    Contribuir para que a sociedade entenda a complexidade das questões socioambientais e reflita sobre o contexto local – para depois se inserir em ações coletivas e no diálogo com o Poder Público, na construção da gestão participativa do saneamento. Esse é um dos principais objetivos do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS), em municípios do Estado da Bahia.

   O PEAMSS/BA II consiste na segunda fase do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento na Bahia promovido, desde dezembro de 2009, pelo Governo do Estado, através da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com a participação do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Habitação Popular (THABA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
   O Projeto adota as diretrizes do PEAMSS Nacional, lançado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades, construído a partir da articulação e parceria de diversos órgãos do Governo Federal que atuam nas áreas de Saneamento, Meio Ambiente, Saúde e Educação Ambiental.

   O principal objetivo do PEAMSS Nacional é contribuir com a universalização dos serviços de saneamento básico, fortalecendo a participação e o controle social, por meio de ações de mobilização e educação ambiental, de maneira que estas se consolidem como ações continuadas e transformadoras, com vistas na construção de sociedades sustentáveis.

     Sendo assim, a Embasa, visando o cumprimento das metas instituídas para 2028, e entendendo que as diretrizes do PEAMSS Nacional irão contribuir efetivamente no alcance das mesmas, decidiu lançar o Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento no Estado da Bahia.
    Para esta fase do Projeto, foram selecionados pela Embasa 13 Municípios, com população urbana de até 70.000 habitantes, obedecendo aos seguintes critérios:
  •  processos de concessão vencidos ou a vencer;
  •  novas concessões;
  •  sistemas de abastecimento de água ou de esgotamento sanitário, com obras de melhoria em andamento ou em fase de projeto.
O PEAMSS/BA II adota como uma das ferramentas de gestão, o acompanhamento e monitoramento sistemático do Projeto mediante um processo flexível de construção das ações em parceria com as comunidades envolvidas e o Poder Público local, o que permite mudanças, alterações e ajustes, sempre que necessário.


 SEMINÁRIO DE ABERTURA DO PEAMSS EM RIO DE CONTAS



O Seminário de Abertura do PEAMSS Rio de Contas aconteceu no dia 28 de setembro/11, contou com a participação de 28 pessoas da comunidade. A mesa de abertura foi composta pelo Secretário Administrativo, Secretário de Meio Ambiente, Coordenadora da Agenda 21, Presidente da Câmara Municipal, Coordenador Geral PEAMSS/BA e representante da Embasa Regional de Vitória da Conquista. Os componentes da mesa falou sobre a importância do projeto PEAMSS para o município. O prefeito Marcio Oliveira reforçou o discurso, enfatizando a necessidade de ações socioambientais no município e parabenizou a Embasa e UNEB pelas ações.

O momento cultural contou com a ilustre apresentação do Sr Octávio que contou histórias e recitou versos deixando o seminário ainda mais agradável e divertido, logo após fomos presenteados com apresentação do Sr Benedito, que com uma voz agradável interpretou belas canções.

No decorrer da semana, ouvimos bons comentários da população em relação as ações do PEAMSS II em Rio de Contas.

Copiado do site institucional: www.peamssba.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário