quarta-feira, 9 de maio de 2012


Publicamos aqui o texto que fizemos, enquanto participantes de uma oficina de educomunicação do PEAMSS em nossa cidade, para um boletim informativo do projeto que está sendo distribuído para a população.
Mais informações sobre o Projeto de Reuso das Águas Tratadas da ETE/Rio de Contas em breve.

0 Saneamento em Rio de Contas
Escolhemos, para o nosso texto do I Boletim do PEAMSS – Rio de Contas, o tema descrito acima pela relevância do mesmo e para buscar mais informações para a população a respeito das providências que vêm sendo tomadas pelas instituições responsáveis no sentido de melhorar o serviço nestas áreas.
O Sistema de Esgotamento Sanitário de nossa cidade foi um serviço aguardado durante muito tempo com expectativas positivas pela população riocontense principalmente pelo desejo de não mais termos dejetos despejados sem tratamento no nosso querido Rio Brumado. Hoje o sistema já foi implantado mas, infelizmente, ainda não em toda a extensão da sede, o que significa que o rio ainda não está totalmente livre do problema.
Outra questão que nos aflige é o medo de problemas na estação elevatória (relacionado, por exemplo à quebra das bombas, como parece já ter havido), o que levaria a um despejamento dos efluentes “in natura” no rio, ou seja, antes que passassem pela estação de tratamento. Também nos preocupa o descontentamento da população das cidades vizinhas, Livramento e Dom Basílio, com a pouca distância entre o local onde os efluentes tratados são despejados e o local de captação de água para distribuição no município de Livramento.
Enfim, são várias as dúvidas que temos em relação à questão do saneamento em Rio de Contas, por isso procuramos a EMBASA para uma entrevista que vai publicada aqui:
Entrevista realizada com a EMBASA - Engenheira Kelly Galvão, da Divisão de Esgotamento Sanitário - USVE
Equipe PEAMS - A nossa cidade hoje conta com o serviço de saneamento – rede de esgoto – da EMBASA, um serviço esperado e pleiteado durante anos pela comunidade. Entretanto, sabemos que a rede ainda não atingiu toda a cidade. Como se encontra o processo de complementação desse serviço de forma a atingir toda a sede do município?
Kelly - Neste momento temos a cobertura de esgotamento sanitário de 68%. O processo para a ampliação da cobertura do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município de Rio de Contas está em trâmite licitatório. A licitação para realização da obra está previsto para a 2ª quinzena de dezembro do corrente ano.
Equipe PEAMS - O serviço tem funcionado normalmente? Tem ocorrido problemas? É possível descrever sinteticamente como se dá o processo desde a saída dos efluentes das casas até o despejo no rio?
Kelly - Nossos serviços do SES deste município têm funcionado normalmente sem problemas. O sistema inicia a partir da coleta e transporte do esgoto: o esgoto é recolhido nos domicílios pela caixa de inspeção e transportado por meio de encanamentos (redes coletoras). Esta rede vem coletando todas as casas até chegar as Estações Elevatórias de Esgoto (EEE). AS EEE SÃO INSTALAÇÕES QUE FAZEM O BOMBEAMENTO DOS EFLUENTES EM ALGUNS PONTOS MAIS BAIXOS PARA CONDUZIR OS ESGOTOS À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE). Ao chegar nas EEE o esgoto passa por grades que impedem a passagem de todos os materiais grosseiros, como, por exemplo, pedaços de pano, madeiras, latas e plásticos, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O ponto final da rede será a Estação de Tratamento de Esgoto, que trata e devolve a água ao meio ambiente. A nossa ETE tem como processo de tratamento, DAFAS seguido por lagoa facultativa e lagoa de maturação.
Depois do efluente ficar tratando um determinado tempo em cada equipamentos, lançamos o  efluente tratado no Rio Brumado. 
Equipe PEAMS - Em relação à sugestão dada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Rio de Contas a respeito do reuso dos efluentes, que informações vocês podem nos dar?
Kelly - Estamos tentando colocar em uso esta boa prática operacional que é o reuso. A primeira tentativa para colocar o reuso em funcionamento não deu certo porque tivemos um obstáculo que foi causado pelo fato da licitação do mesmo ter dado deserta, ou seja, nenhuma empresa se interessou em realizar as intervenções para realização deste pleito. Iniciamos novamente o processo para entrarmos com outra licitação e podermos colocar em prática o reuso do efluente tratado.
Bem, diante das respostas obtidas junto à EMBASA, nossa equipe se sente mais despreocupada em relação aos problemas antes descritos e espera que brevemente se consiga concluir o processo de complementação do SES da nossa cidade para que possamos ter, realmente, qualidade de vida para nós e para os nossos vizinhos.
Em relação ao projeto de reuso dos efluentes, pretendemos, enquanto equipe de participantes do PEAMSS e representantes da Prefeitura Municipal nos empenhar junto a outras pessoas e instituições e, principalmente à EMBASA no que diz respeito ao apoio, incentivo e divulgação, pois, além de ser uma solução sustentável poderá ser mais um diferencial para nosso município, lembrando também a possibilidade de geração de renda para nossa população.
A idéia consiste em aproveitar esses efluentes para irrigação de agricultura no caso dos efluentes líquidos – bacias de evapotranspiração – e compostagem, no caso dos sólidos.
Equipe: Fernando Pinto, Janaína Brandão, Kátia Caires, Octávio Rodrigues e Sara Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário